Roteiro de Viagem

No itinerário estão incluídas três experiências que vão enriquecer as organizações, contribuindo para que se tornem mais capazes de criar ambientes de trabalho de excelência, mais atentas a assimetrias e mais ágeis a agir e reagir, e, consequentemente, mais produtivas e competitivas.

O percurso caracteriza-se por componentes formativas de caráter eminentemente prático e de aplicação direta nos contextos empresariais, incluindo 1) a criação de instrumentos, 2) a elaboração de diagnósticos e planos e 3) o acompanhamento da execução do planos.

Formação-Ação 1: Criação de Instrumentos 

Nesta primeira paragem, as empresas são levadas a construir os instrumentos de análise de desigualdades que lhes são dirigidos, testando a sua aplicabilidade nos próprios contextos. Os instrumentos a criar podem medir assimetrias e desigualdades de género em dimensões como o nível de segregação sexual de determinadas profissões e tarefas, a disparidade salarial, perceções e práticas do apoio em matéria de conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar e o seu impacto nos níveis de stress e/ou burnout; estereótipos e representações de género, entre outras.

Registo de pré-inscrição no seguinte FORMULÁRIO

Formação-Ação 2: Diagnósticos e Planos de Igualdade 

Segue-se nova experiência formativa, dedicada à disseminação dos instrumentos criados e à sua aplicação como suporte à metodologia de diagnóstico organizacional ao nível da igualdade de género, inclusão e conciliação. Serão apresentados conteúdos introdutórios e de enquadramento concetual das questões de igualdade de género e sua interseção com outras dimensões, a apresentação instrumentos, ferramentas e legislação relevante, bem como conteúdos específicos da área empresarial: índices de segregação sexual do trabalho em diversos setores de atividade, medidas nacionais de proteção na parentalidade, especialmente a masculina, e ferramentas de promoção da conciliação.

Intervenção à Medida: Acompanhamento da Implementação dos Planos 

Na última paragem, proporciona-se uma experiência ainda mais personalizada, que consiste num acompanhamento técnico individualizado da execução das medidas contempladas nos planos de igualdade de cada organização.