Bridges Assessement Tools

Matriz de Autoanálise de Comunicação Inclusiva

O instrumento permite analisar a qualidade de práticas de comunicação de uma organização, no que respeita à adoção de formas de comunicação inclusiva, não discriminatória e sensível ao género. Assenta na verificação da presença de determinados critérios numa amostra de documentos organizacionais. Fornece dois resultados: um referente à utilização ou não de recursos de linguagem inclusiva, e outro relativo ao teor dos conteúdos comunicados. Inclui estratégias orientadoras para a intervenção de acordo com o resultado atingido.

Escala de Atitudes Face à Promoção de Igualdade e Não Discriminação no Trabalho

Escala Likert, com 34 itens que, distribuídos por 7 dimensões, representam medidas promotoras de igualdade. Devem ser pontuados de 1 a 7, conforme o grau de discordância ou concordância de quem responde. Permite a aplicação e cotação individual ou múltipla, sendo devolvidos, neste caso, resultados médios de um dado grupo.  Fornece os resultados por cada dimensão de análise, devendo estes ser situados em intervalos predefinidos, por forma a identificar o percentil correspondente e interpretar o valor encontrado. Conforme o resultado atingido, a escala aponta, ainda, estratégias orientadoras para a intervenção.

Questionário de Práticas de Igualdade na Intervenção Social e Comunitária

Questionário composto por 16 itens que representam não só comportamentos na interação com outrem, mas também reflexões sobre as práticas profissionais de quem responde.

Esta ferramenta, de autoaplicação pelas organizações, contribui para aferir até que ponto as práticas de comunicação e relacionamento profissional com utentes/ clientes, entidades parceiras e colegas são conscientes e intencionalizadas e refletem princípios e valores de igualdade de género, inclusão e não discriminação.