Workshop “Sexual Harassment in Higher Education Institutions”

No âmbito da cooperação bilateral com a Noruega, as equipas bridGEs – Empresas do Alto Minho pela Igualdade de Género e RESET – Redesigning Equality and Scientific Excellence Together promoveram, no passado dia 20 de setembro, um workshop intitulado “Sexual Harassment in Higher Education Institutions”.

Direcionado para a comunidade académica, mas aberto a outras organizações e demais pessoas interessadas, contou com a participação de 10 pessoas.

A sessão foi dinamizada por Karin Hovde, do KUN Centre for Equality and Diversity (Noruega), tendo sido abordadas as fronteiras conceptuais do fenómeno e a dificuldade de definir e atuar nas grey areas entre o que é adequado e o que não é.

Discutiram-se casos hipotéticos de assédio sexual em contexto universitário, integrando já a importante medida de criação da comissão para o assédio e o despacho aprovado dias antes na FPCEUP.

Concluiu-se que é preciso, sobretudo, informação e formação. Que o debate aberto, a informação das fronteiras e a existência de sistemas de apoio são essenciais para atuar nos vários comportamentos que podem anteceder o assédio (iceberg do assédio) e que permitem que a/o perpetrador se sinta confortável o suficiente para ultrapassar os limites do comportamento aceitável e invadir o espaço de outra pessoa.

bridGEs – Empresas do Alto Minho pela Igualdade de Género, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e operado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, é um projeto do Programa Conciliação e Igualdade de Género do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants.