BridGEs: “desfazendo as malas”

Hoje, para o projeto bridGEs, é dia de chegada. E, ao desfazer as malas, não poderíamos deixar de partilhar os resultados de uma viagem de 24 meses que percorreu o Alto Minho, fortalecendo pontes e estreitando relações entre empresas e instituições, tendo em vista a promoção da igualdade de género nos contextos de trabalho deste território. Assim, em jeito de balanço, recordamos os itinerários percorridos, as aprendizagens proporcionadas e os souvenirs que trouxemos na bagagem:

  • Criação de website e de páginas no Facebook e Instagram, com publicações semanais.
  • Realização de três eventos de comunicação: Conferência de Abertura, bridGEs MeetUp e Conferência Final, abrangendo, no total, 116 pessoas e cerca de três dezenas de organizações.
  • Realização de duas ações de formação em igualdade de género (58h cada uma): 27 profissionais de 8 empresas do Alto Minho com certificação. A grande maioria (85%) das pessoas que participaram nas formações relata um impacto transformador das ações, quer nas suas vidas profissionais e nas organizações em que se integram, quer nas suas vidas pessoais.
  • Três instrumentos de análise de desigualdades desenvolvidos com e para as organizações: Matriz de Autoanálise de Comunicação Inclusiva; Escala de Atitudes Face à Promoção de Igualdade e Não Discriminação nos Contextos de Trabalho; Questionário de Práticas de Igualdade na Intervenção Social e Comunitária.
  • Consultoria e intervenção à medida no contexto organizacional, junto de 5 organizações do Alto Minho: aplicação de instrumentos, realização de diagnósticos, acompanhamento / apoio à implementação de medidas de igualdade.
  • Cooperação bilateral com a Noruega: visitas, com o parceiro KUN Centre for Equality and Diversity, a diversas empresas e entidades públicas do sul da Noruega com boas práticas em IG; Dinamização, pela Diretora do KUN, de workshop sobre assédio sexual em instituições de ensino superior, realizado no Porto; Intervenção do KUN na conferência de encerramento do projeto, realizada em Viana do Castelo.

Disseminação de conhecimento, resultados e produtos gerados no âmbito do projeto bridGEs: 4 artigos científicos redigidos; 6 participações em eventos científicos nacionais e internacionais, com apresentação de 5 posters e 3 comunicações orais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *